segunda-feira, 6 de Maio de 2024  21:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-02-2006

Câmara lançou concurso internacional para aquisição do equipamento


Ceifeira americana vai liquidar jacintos da Pateira de Fermentelos

A Câmara Municipal de Águeda anunciou, na penúltima quinta-feira, a compra de uma ceifeira para acabar com os jacintos de água que proliferam, aos milhões, na Pateira de Fermentelos. O Investimento é de 160 mil euros, acrescido dos impostos, e deverá entrar em acção em Junho ou Julho deste ano.

Cumprimento de uma promessa

Gil Nadais, eleito pelo PS, cumpre, assim desta forma, uma promessa feita durante a campanha das últimas autárquicas, que ditaram o afastamento da maioria PSD que governou Águeda durante 30 anos.

Antes de decidir a aquisição, a câmara contactou vários organismos, incluindo o Instituto de Conservação da Natureza, que terá dado parecer favorável à utilização do equipamento mecânico para limpar os jacintos que cobrem grande parte da Pateira de Fermentelos causando graves problemas ambientais.

De acordo com o concurso internacional, o investimento na ceifeira poderá rondar os 160 mil euros que o município pretende obter, através de candidaturas a programas estatais que já foram entregues, afirmou o presidente da edilidade, Gil Nadais.

Projecto abrangente

A limpeza faz parte de um projecto mais abrangente que está a ser preparado, tendo em vista a requalificação da lagoa, que abarcará, além de Águeda, os concelhos de Aveiro e Oliveira do Bairro.

É que segundo Gil Nadais, a Pateira tem que ser dinamizada, pois tem um potencial de riqueza ambiental muito grande.

“Queremos que esta limpeza seja um ponto de partida para um projecto de turismo”, referiu o autarca que pretende, dentro de um ano, ter a praga dos jacintos completamente controlada.

Nadais recordou que, num ciclo vegetativo, 10 plantas originam 650 mil e que a Pateira tem milhões de jacintos e que as suas sementes permanecem activas durante oito anos.

Abordou na conferência de imprensa para apresentação do projecto e do tipo de equipamento, o local de despejo desta praga. “Numa primeira fase os jacintos serão enterrados em barreiros existentes na freguesia de Espinhel”. “Sabemos que os jacintos têm um poder fertilizante muito grande, mas não pode ser utilizado onde haja cursos de água”, explicou o edil aguedense que referiu ainda que o problema dos jacintos não é exclusivo da Pateira, “mas de todos nós, do Rio Vouga, da Ria de Aveiro”.

O autarca está consciente e reafirma que a simples recolha dos jacintos, que invadiram a Pateira nos últimos anos, não resolve os problemas todos. No entanto, diz que "é um ponto de partida para uma requalificação do espaço”.

É ainda da opinião que a despoluição da lagoa exige que se acabe, de uma vez por todas, com o despejo de efluentes que estão praticamente solucionados nos concelhos de Oliveira do Bairro e Águeda, mas “mais distante está o concelho de Anadia no tratamento dos efluentes que invadem as águas da Pateira”.

“A lagoa tem que ser requalificada, mas queremos partilhar as ideias e não impor aquilo que pensamos”, concluiu o autarca.

Números

3000 Quilos é a capacidade de carga da máquina

5 Metros é a largura da ceifeira que tem feito sucesso em vários países

2,90 Metros é a altura máxima da ceifeira que em Junho ou Julho deve estar activa.

Voz

Amílcar Lemos Dias

Presidente da Junta de Fermentelos

“Se a máquina vem para os jornalistas tirarem fotografias, está tudo lixado”

“Acredito no sucesso desta máquina, até por que tenho que dar o benefício da dúvida. Espero que a aquisição corresponda ao modelo da máquina que vi num catálogo.

Agora se a máquina vem para os jornalistas tirarem fotografias, está tudo lixado. Gostava de saber se os municípios de Oliveira do Bairro e de Aveiro também vão comparticipar as despesas da máquina, uma vez que esta vai limpar jacintos em áreas que são pertença destes municípios.

A verdade é que a nível governamental nada foi feito no sentido de limpar a Pateira, bem levei os secretários de Estado a sujar os sapatos na Pateira e a comer uns grelos, mas nada fizeram e foram para Lisboa. Espero que tudo corra bem, para no final dar os parabéns ao executivo do Gil Nadais”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®